Sispass Transferência 2024

Transferência Sispass

O Sispass é o Sistema de Cadastro de Criadores Amadoristas de Passeriformes
que é um serviço do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para que os cidadãos que queiram criar pássaros da nossa fauna de forma legal e também é uma forma de instruir os criadores amadoristas a criar seus pássaros dentro das instruções normativas, ou seja, de acordo com a lei, confira a seguir como fazer a transferência de pássaros pelo Sispass.

sispass-transferencia

Desde sempre os brasileiros tem o costume de
criar pássaros, o que era feito (e ainda é) de forma indiscriminada, inclusive a comprando deforma clandestina e ilegal o que já causou e causa muitos danos à nossa fauna, por isso o incentivo do IBAMA em legalizar a criação destes animais através do Sispass que legaliza a criação e inclusive o animal através de uma anilha que tem o registro do animal junto à instituição.

Para ter o Sispass, o criador deve acessar o site do IBAMA (ver em www.ibama.gov.br/sispass/index.php) e acessar o ícone correspondente ao Sispass, preencher corretamente a ficha de inscrição e, lembrando que se você adquiriu animal de forma ilegal, não poderá requerer o Sispass, por isso quem quiser regularizar sua situação como criador de aves deve ficar atento quando for comprar o animal.

Veja também: Relação de Pássaros Sispass

Agora se você comprou de forma legal e fez já seu Sispass, mas vai precisar vender seu animal pode transferir seu Sispass para outra pessoa. No caso, só poderá fazer isso para outro criador devidamente legalizado junto ao IBAMA que pode fazer isso consultando  o IBAMA mais próximo e solicitando seu cadastro de criador amador de passariformes. Depois, no caso da transferência, o dono original da ave entra no site do IBAMA e na parte de serviços acessar o canal “Autorizações e licenças” e acessar o canal “Sispass”, acessar seu canal no Sispass através de CPF e senha e no caso de ter mais de uma ave, deve selecionar a ave que vai fazer a transferência de propriedade e clica-se em “avançar” e você deve indicar o CPF do criador que deverá fazer a transferência da ave; o CPF de quem vau transportar o animal; e clicar no botão “Avançar”. Na tabela seguinte, verificar se os dados informados estão corretos, caso queira corrigir, clique em voltar (você corrige e depois de correto os dados clica em avançar), depois de tudo certinho clique em “confirmar” e outra página será recarregada ai aparecerá à licença de transporte e boleto de pagamento. Este boleto deve ser pago antes do transporte do animal. Muito simples, não é mesmo? Mais informações acesse o site do IBAMA.